Idealizado e realizado pelo produtor cultural e comunicador social Marcelo “Jaguara” Franco, o SARAU AO NATURAL nasceu em abril de 2016, no atualmente já extinto (mas ainda lendário) BAR DO GAGO, em Novo Hamburgo/RS.

Inspirado em iniciativas similares e duradouras, tais como o SARAU DA COOPERIFA (criado em Taboão da Serra/SP, em 2001, e mantido desde então pelo poeta Sergio Vaz, segue acontecendo até hoje) e o SARAU DA CRUZEIRINHO (que em 2025 completa 10 anos de atividades ininterruptas), o SARAU AO NATURAL alcançou, em sua “primeira fase”, duas temporadas e meia de longevidade.

No total foram 23 edições, das quais 18 “regulares” (mensalmente, de maio a novembro) e mais 3 PIQUENIQUES CULTURAIS de abertura e encerramento das temporadas (só mudava o nome, na prática a proposta era idêntica) no BAR DO GAGO. Em junho de 2018, justamente quando alcançava sua “MAIORIDADE POÉTICA” (tema da edição daquele mês), o SARAU deu seu “último suspiro”, devido à iminência de encerramento das atividades do estabelecimento noturno mais querido da região.

Logo em seguida aconteceriam ainda duas edições tipo “epílogo” ou “posfácio”, ambos no RUFARO BAR (hoje também já inexistente), cujo proprietário era ninguém menos do que ALESSANDRO MOSIAH, apelidado pelo público de “VEREADOR DO SARAU”, devido ao seu recorde de participações e intervenções no palco. Nosso sempre incansável agradecimento a este jovem músico e sonhador, cujas contribuições ajudaram em muito a viabilizar aquela fase do SARAU! Foi no seu estabelecimento ‘underground’ que aconteceu o ANIVERSARAU DO JAGUARA, em 27 de outubro de 2018

É possível ainda referir uma edição completamente EXTRA, essa realizada ‘por encomenda’, em virtude do reconhecimento demonstrado pelo PODER PÚBLICO, em 2017, quando Jaguara foi convidado pela PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO para realizar um SARAU MULTICULTURAL incluído no cronograma oficial da FEIRA DO LIVRO