O que é o Sarau ao Natural?
O SARAU AO NATURAL é mais do que um mero evento: trata-se de uma iniciativa MULTICULTURAL e POLI-ARTÍSTICA, para a qual convergem inúmeros talentos das mais diversas áreas e segmentos, cidades e regiões, credos e crenças, alturas ou larguras, culminando em uma sinergia indescritível, da qual só pode falar quem vivenciou uma ou muitas edições. É uma vibe única, difícil explicar, não tem como descrever, precisa sentir!
Na prática, trata-se de um evento longo (quase um mini festival), com no mínimo 06 horas de duração (mas já teve edição com 10 horas!), no qual a plateia é “bombardeada” com uma diversidade e rotatividade incrível de expressões artísticas, das mais variadas que se pode imaginar. Quase uma maratona imersiva, de onde é impossível não sair emocionado, sensibilizado, “mexido” ou mesmo transformado! Pensa a catarse!


É arteterapia pura, um antídoto infalível para mau-humor, preconceito, intolerância, enxaqueca, depressão, ansiedade ou qualquer outra “moléstia” ou mazela. E o melhor: não tem contra-indicação nem quanto à faixa etária! Pode levar criança (de qualquer idade, tanto faz se de colo ou com mais de 40), idoso, jovem, adulto, adolescente… Inclusive bebê que ainda nem nasceu… E, dependendo do lugar onde a edição acontecer, até gato, cachorro ou qualquer amigo de estimação!
Geralmente se revezam no palco de cada SARAU mais de 10 ou 12 atrações, apresentando elementos como teatro, circo, dança, música, literatura, humor e tudo mais que a criatividade humana permitir. Complementam ainda o “menu” exposições fotográficas, de artes plásticas e até curtas-metragens cinematográficos.
Além disso, não poderíamos deixar de fora outra vertente importante do talento hominídeo: o artesanato! Por isso, sempre tentamos organizar, em paralelo e junto ao SARAU, pequenas feiras populares e solidárias, nas quais todos os interessados podem expor gratuitamente o seu “trampo” – pode fazer na paz teu brique, irmão, queremos comissão não!
Mas, o principal é que buscamos romper com aquele paradigma ultrapassado de que artista e plateia não são a mesma coisa, não são as mesmas pessoas. Por isso nos esforçamos ao máximo para derrubar qualquer “cerca” ou “separação” entre os dois lados do palco e estimular que todo mundo se reconheça como artista de alguma coisa. E, portanto, apto a também “estrelar” algum número, alguma apresentação e se apropriar plenamente do tablado, conquistando os tão sonhados “minutos de fama”.
Assim, uma das nossas prioridades é sempre estimular o “palco aberto”, as “intervenções espontâneas” e, principalmente, o protagonismo de artistas locais de cada comunidade por onde passamos – sejam eles profissionais, amadores ou mesmo pessoas que jamais haviam encarado um microfone em público até então.
Vem junto, o SARAU é tão NATURAL que também é teu, basta querer!
